Lilypie First Birthday tickers
Lilypie Breastfeeding tickers

domingo, 21 de março de 2010

Que é ser mãe?

Hoje não tem essa de escrever como se fosse Alice falando não! Hoje é o pai que faz, mais pelas imagens do que pelas palavras, um questionamento: o que é ser mãe? Mila ainda de manhã lia pra mim uma daquelas deliciosas e instigantes passagens do Bebês de mamães mais que perfeitas, de Cláudia Rodriguez (que Renatinha e Filipão nos deram de presente. Valeu cês dois, viu?!). Pra ser mais exato, foi uma passagem em que, falando do descompasso de um desenvolvimento cognitivo maior que o motor por volta do quinto mês, a autora relata o caso de um papai que levou bronca da mãe depois da trela de dar escondida uma acerola pro bebê chupar! Kkkkk. Rimos muito e reiterei minha promessa de que jamais farei isso... Mas procurei entender o lugar daquele pai treloso: seria óbvio se gente fizesse o exercício da reflexão mais constantemente. A amamentação exclusiva deixa o pai como espectador, ainda que o mais privilegiado. Claro! A vontade daquele pai, não importa se hipotético ou real na escrita da autora, é de alimentar a cria. Sentir um pouco dessa tal de simbiose entre mãe e filho(a); botar os pés nesse território sagrado! Território a qual o pai parece já ter saído desde que enviou o "zóidinho"... e que só em vislumbres, e ainda assim como alguém de visita, pode vivenciar. Foi mais fácil para o pai cortar o cordão; talvez seja mais fácil para o pai escutar o choro e não sentir aquela pontada lá de dentro, como um raio que corta, como a mãe verdadeira da história de Salomão... Que é ser mãe??? A pergunta ecoa, e, maravilhado com o enigma, olho as duas passeando no parque: mamando; brincando de dar língua; beijando-se em cumplicidades; ou simplesmente estando juntas, ali, compartilhando o mesmo momento da existência... Bom, ao fim, coube o braço do pai, na primeira vez em que voltou pra casa sem estar dentro do carrinho. Pois ser pai é já outra coisa...
P.S.: Essas foram algumas reflexões surgidas com os primeiros brotos de folhas neste primeiro dia de primavera. Alice já poderá dizer depois que passou pelo seu primeiro inverno. Pois o inverno acabou!

5 comentários:

Unknown disse...

Viva a trela de pai!! Já dei acerola que só a porra pra Samuel! Adoramos o texto!

Renata disse...

Querido,
que texto gostoso de fim de domingo, é sempre bom te ouvir!
Não sei o que ficou melhor: tuas palavras ou tuas fotos.
Lindas essas mulheres na tua vida.
Lindos, os três, nessa vida de vocês.
Gostei de mais de saber que a primavera também chega por ai'.
beijos afetuosos

Gabrilha disse...

o rapaz bem que queria ter um pézinho de acerola aqui pro meu filhinho (principalmente agora quando ele comer significa que eu como...)
lindas linhas de paizao refletindo sobre sua condiçao masculina...
bjos

Vovó Lenira disse...

Que família linda!
Fico tão orgulhosa de vocês!
É isso aí meus amores, isso é só o começo de uma ligação pelo resto de suas vidas. Filhos, é a melhor coisa da vida. Aprendemos com eles mais do que ensinamos. E como é bom aprender e se redescobrir com e através dos filhos.
Eu ainda nem completei a graduação. Ahahahahah. Imaginem até chegar no mestrado, doutorado.... Ih.....
Beijos no coração de vocês.

Tia Nina disse...

Que delícia, Dani!

Lindas palavras, lindas imagens...

Amo muito os três.
Beijos no coração.